Assim como tem gente viciada em chocolate, tem viciada em
compromisso. Como pode? De acordo com os especialistas, essa é uma mania
cada vez mais comum nos tempos modernos
É cada vez mais comum ver mulheres que não conseguem ficar sem namorado
Foto: Getty Images
Nem mais um dia de solteira
Jennifer Lopez é daquelas que engatam um relacionamento no outro. Olhe
para trás e veja quantos namoros você emendou nos últimos anos. A
advogada Julia Almeida, de 28 anos, confessa substituir um amado por
outro desde os 16. "O que posso fazer? Sempre surge alguém
interessante..." O rosto de porcelana, a inteligência e outras
qualidades da carioca podem ajudar, mas será que é esse o motivo de a
moça não passar um dia sem companhia? O mesmo acontece com a estudante
Beatriz Oliveira, de 26 anos. "Nunca fico sozinha", diz. "No entanto,
minhas relações são tão rápidas que, se não tenho alguém, costumo dizer
que ainda não estou namorando." Nos últimos quatro anos, ela já emendou
seis relacionamentos, que variaram de um ano e meio a dois meses.
"Quando um está esfriando, começo a olhar para os lados. Minhas amigas
marcam na folhinha quantos dias meu futuro ex tem de sobrevida",
confessa.
Engate não tão perfeito
Quer dizer que ser namoradeira se tornou um pecado capital? Não é bem
assim. Até porque, cá entre nós, quem não gosta de andar de mãos dadas e
dormir de conchinha? De acordo com os experts, o problema é não
suportar ficar sozinha. "Algumas mulheres não conseguem encarar o fim de
uma relação", diz a psicóloga Étila Ramos. "E despejam as expectativas e
o afeto que eram dirigidos ao ex-parceiro em cima de um novo alvo. Se o
ciclo se repete, correm o risco de passar a viver uma eterna busca - já
que, no fundo, o que querem não pode ser preenchido por um homem. É
algo a ser encontrado dentro delas próprias". Em outras palavras, o
caminho não é arranjar namorado, e sim investir no autoconhecimento.
Medo de si mesma
O que pode existir de tão assustador em passar alguns meses olhando
para o próprio umbigo antes do novo affair? A fisioterapeuta Luciana
Sabóia, de 37 anos, não gosta nem de pensar. "Moro sozinha desde os 17
anos, mas confesso que sinto pavor de dormir desacompanhada", assume.
"Quando não tem ninguém por perto, vem à tona uma série de demônios
internos. Minha solução é arranjar um namorado para me ocupar e não
olhar para mim mesma". No entanto, a psicóloga Eveline Ribeiro alerta
que não são só as dificuldades internas que levam algumas garotas a
buscar sempre um par. "Temos de lembrar que, historicamente, estar
namorando é ser bemsucedida do ponto de vista afetivo. Representa
segurança e a possibilidade de ter a própria família".
Final feliz
Como passar longe dessa armadilha emocional? Maggie, a personagem de
Julia Roberts em Noiva em Fuga, precisou dar um tempo para redescobrir
características da sua personalidade antes de encontrar um amor digno de
subir ao altar. O mesmo aconteceu com a atriz Jennifer Lopez, que só
conseguiu sossegar ao lado do cantor Marc Anthony quando fez uma pausa
depois de casar com o modelo Ojani Noa, namorar o rapper Puff Daddy,
casar com o bailarino Cris Judd e noivar com o ator Ben Affleck, - tudo
isso sem recuperar o fôlego. "Estar em boa companhia, mesmo que sozinha,
é a chave para a felicidade", aposta Étila.
Nenhum comentário:
Postar um comentário